quarta-feira, 23 de abril de 2014

Um Estudo Em Vermelho (Arthur Conan Doyle)

SINOPSE:

“Um estudo em vermelho” é a primeira história de Sherlock Holmes e o primeiro livro publicado por Sir Arthur Conan Doyle (1859-1930). Muito menos do que um livro de estreia, esta história nasceu clássica, com seu ritmo vertiginoso de suspense e mistério que consagraria seu protagonista Sherlock Holmes como o mais apaixonante e popular detetive da história da literatura. “Um estudo em vermelho” propõe um enigma terrível e invencível para a polícia, que pede auxílio a Holmes - um homem é encontrado morto, sem ferimentos e cercado de manchas de sangue. Em seu rosto uma expressão de pavor. Um caso para Sherlock Holmes e suas fascinantes deduções narrado por seu amigo Dr. Watson, interlocutor sempre atento e não raro maravilhado com a inteligência e talento do detetive.

RESENHA:
A história começa com Dr. John Hamish Watson, um médico oficial do exército britânico que vai a Índia logo quando explode a segunda guerra afegã. Lá depois de muitos infortúnios e desastres, Watson é baleado e fica muito ferido e impossibilitado para guerra, e acaba voltando para a terra da rainha. Logicamente ele escolheu Londres para passar um tempo, por causa da facilidade da cidade grande. E foi através de um amigo dele, que passa a conhecer Sherlock Holmes que também estava procurando alguém para dividir o aluguel de um apartamento.
Eles dividem é claro, e depois de um tempo, Sherlock que não era acostumado a ter amigos por causa de sua personalidade sarcástica e de achar que as outras pessoas eram totalmente burras, que ele começa a ter uma afinidade com Watson.
Daí por diante é só aventura, quando um delegado da cidade não consegue resolver um caso e vem pedir ajuda a Sherlock, ai Dr. Watson descobre que seu parceiro de apartamento é o único “Detetive Consultor” do mundo, que significa até os Detetives mais experientes vinham pedir ajudar dele. Sherlock explicou a sua “Teoria de Dedução” e Watson ficou maravilhado com tamanha apresentação, inclusive eu.
No decorrer da historias acontece algumas reviravoltas, que nos dá a impressão que Sherlock não vai conseguir resolver o mistério do assassinato e que ele estava mentido sobre sua habilidade de dedução. Mas é claro que ele resolve o caso, e descobre que o motivo do assassinato  “era das antigas”  e que tudo se travava de vingança.

Apesar de ser um clássico a leitura foi muito fluida para mim, espero que através de resenha você tenha se interessado pela historia. E uma dica para você que começou a ler a pouco tempo assim como eu: LEIA E VIAJE (no sentido de imaginação é claro). E desculpe se ouve algum erro aqui, lembre-se que foi a minha primeira resenha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário